Home | Clínica | Localização | Contato
 
 
Odontologia do Sono

Nesta página você encontrará importantes links dos conhecimentos científicos mais atuais a respeito dos Distúrbios Relacionados ao Sono, e como a Odontologia do sono pode ajudar na restauração da saúde, tratando os distúrbios respiratórios do sono, na busca de melhor qualidade de vida.

De uma forma simples procuro ilustrar a anatomia da via aérea superior e como o tratamento de ronco e apneia com aparelho intra oral pode favorecer a passagem de ar durante o sono, melhorando significativamente a qualidade do sono.

Tenho escrito com freqüência em matérias do Jornal Mexa-se a respeito do sono de forma geral, na criança, no adolescente, no adulto e no idoso, algumas dicas da higiene do sono, da prevenção dos distúrbios respiratórios do sono, dos aparelhos intra-orais para tratamento de ronco e apnéia, dos problemas oclusais associados aos Distúrbios Respiratórios do Sono, entre outras.

Uma noite bem dormida faz muito bem para a saúde e auto-estima, proporcionando desempenho físico e mental. Portanto, dormir não é somente "desligar-se" das atividades diárias, é um estado ativo de processos metabólicos que, se forem alterados, pode afetar o equilíbrio de todo o organismo.

O corpo precisa pelo menos de seis a oito horas de sono para se reestabelecer. Quem dorme menos do que deveria tem menos vigor físico, envelhece precocemente, ficando mais propenso às infecções, à hipertensão, à obesidade e ao diabetes.

Se você não dorme ou atrapalha quem está dormindo ao lado, provavelmente tenha algum distúrbio do sono e para que seja avaliado de forma correta, é necessário que se faça uma consulta médica sobre o sono para diagnóstico clínico somado ao diagnóstico com exame de polissonografia. Este exame é feito no Laboratório de sono. Dessa forma o médico capacitado em medicina do sono fará o encaminhamento mais adequado para o tratamento de seu problema.

Acesse matérias do Jornal Mexa-se que abordam esses assuntos de forma mais simples, ou se desejar buscar conhecimentos mais aprofundados sobre o assunto acesse os links abaixo:
 

  World Association of Sllep Medicine

  American Academy of Sleep Medicine   

  American Academy of Dental Sleep Medicine 

  Associação Brasileira do Sono